Aviso: Terra será alcançada (nos próximos dias) por onda de plasma e partículas por causa de poderosa explosão na superfície do Sol

Uma forte erupção na superfície do Sol (vide imagem canto superior esquerdo) enviou ondas de plasma e partículas que alcançarão a Terra nos próximos dias, informou o Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC).

O SWPC, operado pelo Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, indicou que o clarão foi de classe X1.1, o que significa que se trata de uma das mais poderosas das erupções solares.

A expectativa é de que a onda de plasma e partículas solares alcance a Terra em dois ou três dias (entre os dias 7 e 8.3.12).

O Sol passa por ciclos regulares de atividade, que a cada 11 anos aproximadamente se intensificam e provocam tempestades que às vezes deformam e inclusive atravessam o campo magnético da Terra.

A Nasa afirmou que os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) não correm perigo.

Porém, redes de transmissão de eletricidade, as comunicações via rádio e os sistemas de satélites poderão ser afetados.

Uma onda de plasma pode até mesmo 'obrigar' aviões comerciais a mudarem suas rotas ao sobrevoarem os pólos da Terra.


  • Em janeiro 2012, os cientistas detectaram duas erupções no período de quatro dias seguidos por ondas com bilhões de toneladas de plasma viajando a cerca de 8 milhões de km/h.


Veja também: Fotografia única mostra um cometa em direção ao Sol

0 comentários:

Post a Comment