Diretor do filme 'Titanic' se tornou o primeiro homem a descer sozinho a Fossa das Marianas - o lugar mais profundo da crosta terreste

  • A National Geographic divulgou imagens da expedição do diretor de Hollywood James Cameron para a Fossa das Marianas, no oceano Pacífico, o lugar mais profundo da crosta terrestre.

Cameron, de 57 anos, foi a primeira pessoa a viajar, sozinho, 11,2 quilômetros em direção ao fundo do oceano.



A jornada no submarino Deepsea Challenger, desenhado pelo próprio Cameron, durou cerca de duas horas e meia.

De acordo com a National Geographic, ele permaneceu na Depressão Challenger, o local mais fundo da Fossa das Marianas, por 70 minutos.

O diretor de filmes como 'Titanic' e 'Avatar' descreveu a paisagem do local como 'lunar' e 'desolada'.

'Meu sentimento foi de completo isolamento da humanidade, me senti como se em um dia eu tivesse ido para outro planeta e voltado', contou.

Ele também descreveu os efeitos da enorme pressão dentro do submarino ao chegar ao fundo do oceano.

'A esfera em que eu estou realmente encolheu e a janela pela qual eu olho sofreu um empurrão para dentro, sob o peso de quase 8 toneladas por polegada quadrada'

Durante a expedição, Cameron recolheu amostras para pesquisas.


  • James Cameron bateu o recorde de 1960 (23.1.60) quando o batiscafo (aparelho destinado à medição das profundezas dos oceanos) Trieste desceu na Fossa das Marianas, na costa da Filipinas, no local chamado Challenger Deep.


  • Naquela ocasião, Trieste alcançou 10.911 metros de profundidade tendo como tripulantes o engenheiro e oceanógrafo suíço, Jacques Piccard, e o Tenente da Marinha americana, Don Walsh.

Veja abaixo imagens de James Cameron no dia 26.3.12:




0 comentários:

Post a Comment