Nasa informou que cerca de 4.700 asteroides podem resistir à passagem da atmosfera terrestre

  • A Nasa, a agência espacial americana, divulgou no dia 16.5.12 que 4.700 asteroides podem ser potencialmente perigosos para a Terra, segundo dados da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que analisa o cosmos com luz infravermelha (vide imagem).

A agência informou que as observações da WISE permitiram a melhor avaliação da população dos asteroides potencialmente perigosos de nosso Sistema Solar.

Esses asteroides têm órbitas próximas à Terra e são suficientemente grandes para resistir à passagem pela atmosfera terrestre e causar danos se caírem no nosso planeta.

Os novos resultados foram recolhidos pelo projeto NEOWISE, que estudou, utilizando luz infravermelha, um total de 107 asteroides potencialmente perigosos próximos à Terra com a sonda WISE, para fazer prognósticos sobre toda a população em seu conjunto.

Segundo a Nasa, há aproximadamente 4.700 deles - com uma margem de erro de mais ou menos 1.500 que têm diâmetros maiores que 100 metros.

Até o momento, calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.

'Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra', disse o responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, Lindley Johnson.














'Temos de encontrar muitos e será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para localizar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro', disse Johnson.


0 comentários:

Post a Comment