Telstar-1: O satélite que 'inaugurou' a era da comunicação global

  • No dia 12.7.62, o satélite americano Telstar transmitiu as primeiras imagens televisionadas ao vivo entre os Estados Unidos e a França, inaugurando a era da comunicação global.

O Telstar-1, o primeiro satélite de telecomunicações fabricado pela empresa Bell Labs (AT&T), foi lançado em 10.7.62, do Cabo Canaveral, Flórida, para ser colocado numa órbita elíptica que variava de 950 km a 5.630 km do solo.

De forma esférica, com um diâmetro de 88 cm e 77 kg, o satélite que dava a volta ao mundo em 2 horas e 30 minutos só conseguia garantir a conexão durante os 20 minutos em que se encontrava sobre o Oceano Atlântico.

Duas estações em terra acompanhavam seu trajeto: uma em Andover, no estado do Maine (EUA), e outra em Pleumeur-Bodou, nordeste da França.

Estas estações estavam equipadas com grandes antenas que podiam girar sobre si mesmas para captar os sinais.

Onze dias depois da emissão das primeiras imagens televisionadas entre as estações de Andover e Pleumeur-Bodou, foram transmitidos os primeiros programas ao público dos canais americanos CBS, NBC e ABC, do canadense CBC e da Eurovision na Europa.

A Estátua da Liberdade em Nova York e a Torre Eiffel em Paris foram as primeiras imagens que os telespectadores de ambos os lados do Atlântico viram na telinha da TV.

'Foi um desses raros momentos na televisão que obriga os espectadores a se inclinar e observar fixamente sua tela em um estado puro de assombro', afirmou Walter Cronkite, jornalista da CBS.

O projeto Telstar foi lançado pelos Estados Unidos em resposta à colocação em órbita do primeiro satélite artificial da História, o Sputnik, que foi lançado pela União Soviética em 1957.

Veja:




0 comentários:

Post a Comment