Askap: O maior e mais avançado radiotelescópio do mundo foi inaugurado na Austrália em 2012

  • O radiotelescópio Australian Square Kilometre Array Pathfinder (Askap), o maior e mais avançado do planeta, foi inaugurado no dia 5.10.12 em uma área desértica da Austrália com o objetivo de investigar a origem das estrelas, quasares e pulsares, e fazer um censo de todas as galáxias.

Com um custo de mais de 1,5 bilhão de euros, o Askap também contará com antenas e instalações na Nova Zelândia e África do Sul.


O aparelho será 'o mais poderoso do mundo e sua capacidade deverá superar amplamente as atuais', segundo a emissora ABC.

O Askap está situado no deserto do estado da Austrália Ocidental, em uma área de 126 quilômetros quadrados que conta com o Observatório Radioastronómico de Murchison e 36 antenas SKA (Square Kilometre Array), de 12 metros de diâmetro cada uma.

O Askap começará a enviar dados ao observatório, onde está previsto que se maneje diariamente uma informação equivalente a 124 milhões de discos Blu-ray.

'Eu acho que é o começo de uma nova era na astronomia', declarou John O'Sullivan, da Organização de Ciência e Investigação Industrial da Commonwealth Australiana.

Conheça o Askap:


0 comentários:

Post a Comment