Equipe de astrônomos divulgou informações sobre o planeta-anão Makemake

  • Uma equipe internacional de astrônomos divulgou no dia 21.11.12 descobertas sobre a composição do planeta-anão Makemake, um dos mais distantes do nosso Sistema Solar e que tem cerca de de dois terços do tamanho de Plutão (vide ilustração).

De acordo com o estudo desenvolvido no Chile com sete telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), o planeta gelado não é rodeado por uma atmosfera – até então, a comunidade científica pensava que a sua atmosfera era bem parecida com a de Plutão. 

A descoberta só foi possível graças a uma ocultação estelar, momento em que um planeta passa em frente de uma estrela e bloqueia sua luz. 

Como ele não tem luas ou outros satélites em sua órbita, ficava difícil para deduzir a massa e outras informações.

'Quando Makemake passou em frente da estrela, a radiação emitida por ela foi bloqueada e o astro desapareceu e apareceu muito abruptamente, em vez de desaparecer lentamente e depois ficar mais brilhante gradualmente. Isto significa que o pequeno planeta não tem uma atmosfera significativa', explica o astrofísico José Luis Ortiz, que lidera a pesquisa. 

'Descobrir as propriedades de Makemake pela primeira vez é um grande passo no estudo deste seleto grupo de planetas-anões gélidos', completa o pesquisador do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, na Espanha. 

0 comentários:

Post a Comment