Estados Unidos lançaram em 2012, o avião futurista X-37B para uma 'missão com pouquíssimos detalhes'

  • Os Estados Unidos lançaram no dia 11.12.12, pela terceira vez ao espaço, seu avião futurista X-37B, um pequeno dispositivo teleguiado que os especialistas pensam que poderá dar início a uma nova era de espionagem.

O longo veículo, de 8,9 metros, foi lançado por um foguete Atlas V no Cabo Cañaveral, na Flórida, em uma missão sobre a qual a força aérea americana deu pouquíssimos detalhes.

A United Launch Alliance, uma empresa conjunta entre a Boeing e a Lockheed Martin, ofereceu em troca ao vivo e em streaming imagens da decolagem em sua página na internet e afirmou que a missão apoiaria 'a experimentação espacial'.

O exército americano descreveu o programa X-37 B como uma forma de por à prova 'tecnologias para uma plataforma de testes espaciais confiável, reutilizável e não tripulada', depois da retirada do programa de ônibus espaciais da Nasa.

A natureza secreta do equipamento do X-37B levou à especulação na mídia sobre os objetivos da missão, com alguns especialistas apontando que a Força Aérea americana está buscando novas formas de espionagem.

Especialistas em temas espaciais acreditam que o pequeno veículo, com capacidade para voltar à Terra e retornar mais uma vez ao espaço, poderia ser o último grito em programas de espionagem e ser usado potencialmente para interferir com satélites de países rivais.

Veja:




0 comentários:

Post a Comment