Estudo indica que o escaravelho usa a luz emitida pela Via Láctea para se orientar

  • Escaravelhos usam a luz emitida pela Via Láctea para rolar as preciosas bolas de fezes das quais se alimentam para longe de seus competidores, segundo artigo publicado na revista norte-americana Current Biology em janeiro, 2013.

Mesmo possuindo um cérebro minúsculo e enxergando mal, estes besouros usam o gradiente progressivo da luz dos céus, emitido pela massa estelar da galáxia, para garantir o transporte do alimento em linha reta e não no caminho de um rival, de volta ao monte de esterco. 

O corpo celeste está tão distante que parece ser imóvel para esse besouro, oferecendo, assim, um ponto de referência fixo à espécie. 

Segundo a descoberta, a Via Láctea fornece aos insetos uma 'bússola de luz', ajudando-os a seguir em linha reta com o seu tesouro. 

Alguns animais, como focas, aves, além dos humanos, usam estrelas para navegação, mas o escaravelho é o primeiro a utilizar a própria galáxia para se orientar. 

 

1 comentários:

Diego Guimarães said...

Curioso... pensando no cientificismo de uma pesquisa como esta, como reproduzir as mesmas variáveis para chegar a esta mesma demonstração outra vez? quero dizer, como se pesquisou isso, como se chegou a esse resutlado?

Post a Comment