Satélites gêmeos Ebb e Flow concluiram sua missão caindo em uma montanha no polo norte da Lua

  • Os satélites gêmeos Ebb e Flow, que por um ano fizeram imagens que permitiram conhecer melhor a estrutura interna da Lua, concluiram sua missão no dia 17.12.12 caindo em uma montanha no polo norte do satélite, informou a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

Após anos de preparação, um foguete Delta II partiu em setembro de 2011 propulsando rumo à Lua dois satélites: o GRAIL A, que estudantes americanos batizaram como Ebb, e o GRAIL B, batizado como Flow.

Os robôs orbitais empregaram um sistema de campo gravitacional de alta qualidade para determinar a estrutura interior da Lua, e produziram imagens sem precedentes 'nos dão um conhecimento enorme da Lua' - disse María Zuber, cientista do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) encarregada do projeto.

'Ebb e Flow completaram com sucesso sua missão científica principal', acrescentou María.

Ebb e Flow se dirigiramo ao cume de uma montanha no polo Norte da Lua e concluiram sua missão, caindo no solo antes de passar ao outro lado do satélite, invisível desde a Terra.

Veja uma ilustração da queda dos satélites Ebb e Flow em solo lunar.


 
Uma das imagens produzidas pelos dois satélites, onde mostra que no passado a Lua foi quase totalmente pulverizada por asteroides e cometas:

 

0 comentários:

Post a Comment