Aviso: Cometa Ison deve iluminar o céu da Terra até 2014 (quem sabe até mesmo durante o dia)

A sonda Deep Impact, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), capturou imagens do cometa Ison (C/2012 S1), que deve iluminar o céu da Terra até 2014 e poderá ser, devido ao seu brilho, o 'cometa do século', de acordo com estudiosos.
 
A Deep Impact fez as imagens ao se concentrar no cometa em um período de 36 horas nos dias 17 e 18 de janeiro, 2013 quando o cometa ainda estava a cerca de 763 milhões de quilômetros do Sol.

O corpo celeste deve passar muito perto do Sol em novembro, 2013 e, acredita-se, poderá ser visto a olho nu com um brilho intenso na Terra, quem sabe até mesmo durante o dia.

O Ison já tem uma cauda de 64 mil quilômetros de extensão, formada por poeira e gases, que ficará visível ao olho nu ainda neste ano, e os cientistas pretendem aproveitar isso para estudar o cometa.

'Esta parece ser a primeira viagem deste cometa para dentro do Sistema Solar, e ele deve passar muito mais perto do Sol do que a maioria dos cometas', afirmou o cientista Tony Farnham, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Veja imagens do cometa Ison:




0 comentários:

Post a Comment