Duas luas de Plutão descobertas em 2011 e 2012 receberam oficialmente os nomes de Kerberos e Styx em 2013

  • A quarta e a quinta lua de Plutão (provisoriamente eram conhecidas como P4 e P5) receberam oficialmente os nomes Kerberos e Styx, respectivamente, escolhidos por meio de votação popular online, informou no dia 2.7.13 a União Astronômica Internacional (IAU).

As luas, foram descobertas em 2011 e 2012, graças às observações do telescópio Hubble da Nasa. 

O ator William Shatner, que interpretou o capitão Kirk de Star Trek, fez campanha pelo nome 'Vulcano', que seria o planeta de Mr. Spock. 

Esse nome foi até o mais votado, porém, os astrônomos não o escolheram porque ele não tem ligação com a mitologia, assim como os nomes das outras três luas de Plutão.

Styx - Na mitologia era filha de Tétis que ajudou Zeus na guerra Titanomaquia contra os titãs e foi recompensada com uma fonte de águas mágicas que desaguavam no Tártato.

Kerberos (ou Cerberus) - Na mitlogia era o 'demônio do poço'. Um monstruoso cão de múltiplas cabeças e pescoços que guardava a entrada do Hades (o reino subterrâneo dos mortos).

Veja:

 

1 comentários:

Brener Alexandre said...

As escolhas são boas, mas não vejo nada demais em nomear planetas e satelites ao menos fora do nosso sistema solar com nomes clássicos como Volcano, Hoth, tatoine hahaha! seria um máximo pode ver estes mitológicos planetas da cultura cinematografica visiveis sob as lentes de nossos telescópios mais potentes!

Post a Comment