HD 189733b: Um planeta fora do Sistema Solar que 'chove vidro' e é azul como a Terra

  • Astrônomos determinaram pela primeira vez a verdadeira cor de um planeta na órbita de uma estrela diferente do Sol. 

Se visto por olhos humanos, o planeta conhecido como HD 189733b seria de um profundo azul cobalto - parecido com as cores da Terra quando vista do espaço. 

As semelhanças, porém, acabam por aí. 

Esse planeta extrassolar azul é um gigante gasoso que orbita muito próximo de sua estrela. 

A atmosfera ali é abrasadora, com uma temperatura que ultrapassa os 1.000 ºC, e lá chove vidro - em partículas de silicato condensado carregadas por ventos de 7 mil quilômetros por hora. 

A cor azul desse planeta não é derivada do reflexo de um oceano tropical, mas se deve à turbulenta atmosfera que, acreditam os cientistas, está misturada com partículas de silicato que dispersam luz azul. 

À distância de 63 anos-luz da Terra, esse mundo alienígena é um dos exoplanetas mais próximos de nós que pode ser visto cruzando sua estrela. 

'Esse planeta foi bem estudado no passado, mas medir sua cor é algo realmente novo - podemos imaginar de verdade como esse planeta seria se fôssemos capazes de vê-lo diretamente', afirmou Frédéric Pont, da Universidade de Exeter, autor do estudo que será publicado na edição de agosto da revista Astrophysical Journal Letters. 

Veja uma ilustração de como seria o HD 189733b:

 

0 comentários:

Post a Comment