Astronautas da Agência Espacial Europeia são treinados também nas cavernas frias e escuras da Itália

  • Astronautas de várias nacionalidades já fizeram treinamentos em cavernas frias e escuras da Sardenha, na Itália, como parte de uma adaptação às condições extremas do espaço, promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Os 'cavernautas', como são conhecidos, aprendem como conduzir pesquisas científicas e sobreviver em grupo, de forma colaborativa.

As equipes se desconectam totalmente do ciclo dia-noite da Terra, assim como ocorre na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Segundo eles, a exploração e o mapeamento de uma caverna são processos demorados e, muitas vezes, envolvem a participação de até três pessoas ao mesmo tempo: uma maneja os instrumentos, outra toma notas e a terceira explora o local seguinte de pesquisa – alcançado por meio de cabos e dispositivos de segurança –, além de manter a meta de medições.

Uma ferramenta sem fio chamada 'CaveSniper' recebe todas as informações e as transfere para um computador, com o objetivo de criar um mapa 3D completo das cavernas.

0 comentários:

Post a Comment