'Bola de fogo' cortou os céus de cidades do interior de São Paulo/Brasil em 2013

  • Uma 'bola de fogo' que cortou os céus de cidades da região de Araçatuba-SP e São José do Rio Preto-SP, Brasil na noite do dia 23.10.13 deixou os moradores intrigados.

Julieti da Silva Franco, de Andradina-SP, registrou o fenômeno.

Ela conta que estava reunida com um grupo de amigos na frente da casa de uma amiga, quando um deles apontou para o céu.

Ao virar a câmera para o céu, registrou a 'bola de fogo' caindo.
'Nós estávamos cantando quando vimos algo diferente no céu. No primeiro momento, achei que era uma estrela cadente, mas ela foi aumentando muito de tamanho e depois ‘caiu’ atrás de uma árvore', afirma Julieti.

O professor Rodolfo Langhi do Observatório Didático Astronômico da UNESP/Bauru, afirmou que realmente se trata de um meteoro.

'Pelo vídeo, aquele fenômeno se tratava de um bólido, um meteoro com grande intensidade de brilho e fragmentação do corpo. Estes fenômenos não são muito raros no céu. São corpos rochosos provenientes do espaço e que entram na atmosfera terrestre ou restos de artefatos (satélites artificiais ou lixo espacial)'.

O pesquisador da Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais) de Araçatuba-SP, Jorge Nery, também analisou as imagens e concluiu ser lixo espacial.

'Observamos nas imagens que aparentemente é a queda de um lixo espacial e apresenta uma cauda de fogo devido ao atrito na atmosfera. Como ele estava em uma altura elevada, chegou na atmofera e se desintegrou. É um fenômeno comum, pois a quantidade de lixo espacial é muito grande", comentou Nery.

Veja:




0 comentários:

Post a Comment