Índia lançou em novembro/2013 sua primeira missão rumo à Marte


  • A Índia lançou no dia 5.11.13 sua primeira missão a Marte, uma meta ambiciosa que só havia sido alcançada por Estados Unidos e pela Europa, e que pode transformar esse país no primeiro da Ásia a chegar ao planeta.

O lançamento do satélite que orbitará o planeta vermelho, retransmitido ao vivo pelas televisões locais, aconteceu desde o Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, no estado sulista de Andhra Pradesh.


A aeronave Mangalyaan - veículo de Marte -, de 1.350 quilos, tem como meta chegar até o planeta vermelho no dia 24.9.14, após percorrer 400 milhões de quilômetros.

O veículo que orbitará ao redor do planeta vermelho leva cinco instrumentos para estudar a superfície, a topografia e a atmosfera de Marte, e vai se concentrar na busca de metano.​

'Esse é nosso modesto início nas missões interplanetárias', disse à imprensa local um porta-voz da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, sigla em inglês), Deviprasad Karnik.

A missão indiana à Marte, teve um custo de US$ 73 milhões, um décimo do valor de missões americanas semelhantes e foi desenvolvido durante 15 meses por mil cientistas.

Veja:




0 comentários:

Post a Comment