Fenômeno raro: Aposentado viu um 'perfeito círculo de gelo' girando sobre o rio Sheyenne, EUA


  • Quando o aposentado americano Gerge Loegering estava caçando com a família no dia 23.11.13, no estado da Dakota do Norte, ele se deparou com uma cena inusitada: um grande círculo de gelo pairava sobre o rio Sheyenne.

'Primeiro, eu pensei: de jeito nenhum! Foi surreal', disse Loegering, de 73 anos.


Então sua formação em engenharia falou mais alto.

Ele calculou o diâmetro do disco em cerca de 17 metros, tirou fotos, fez vídeos e depois foi à internet para obter mais informações sobre aquilo que ele, o cunhado e o sobrinho tinham visto.

'Não é um fenômeno desconhecido, mas é relativamente raro', disse Loegering, que vive na área rural da cidade de Casselton.

Allen Schlag, um hidrólogo do Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos, e Greg Gust, um meteorologista da cidade de Grand Forks, disseram que uma combinação de clima frio e ar denso com um redemoinho no rio provavelmente levaram à formação do disco.

'É realmente muito bonito', disse Schlag.

O frio e o ar denso transformou a água do rio em gelo, mas como a água estava relativamente morna, isso não aconteceu de uma vez.

Pedaços de gelo flutuando na superfície que foram atingidos pelo redemoinho começaram a girar em círculo.

'Não é uma plataforma contínua de gelo, disse Schlag.

'Se você jogasse uma pequena pedra sobre o círculo, ela passaria através dele. Não é uma placa sólida de gelo, é uma reunião de cubos de gelo'.

Veja:




0 comentários:

Post a Comment