C/2014 A4 Sonear: O 1º cometa descoberto por brasileiros a partir de observações feitas no Brasil e com equipamentos brasileiros

  • Pela primeira vez, brasileiros encontraram um cometa a partir de observações feitas no país e com equipamentos brasileiros (vide imagem ao lado).

O cometa foi visto no dia 12.1.14 e a confirmação feita pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) foi no dia 16.1.14.

João Ribeiro de Barros que mora em Oliveira-MG, é um dos astrônomos que descobriu o cometa chamado de C/2014 A4 Sonear, junto outros dois mineiros de Belo Horizonte-MG, Eduardo Pimentel e Cristóvão Jacques. 

Os pesquisadores não esconderam o orgulho e a surpresa em terem encontrado o cometa. 

'Trabalhamos como voluntários e não temos os mesmos equipamentos das grandes universidades e institutos de pesquisa. O avanço da tecnologia possibilitou diminuir a distância entre o astrônomo profissional e o amador, portanto consideramos isso um feito e ficamos imensamente felizes em contribuir com uma descoberta tão importante para a ciência, contou João Ribeiro de Barros.

O cometa está a 900 milhões de km de distância da Terra. 

Os próximos passos segundo os astrônomos é continuar o monitoramento do C/2014 A4 Sonear para refinar os dados da órbita e a partir disso será possível saber onde o novo cometa vai estar e onde ele passará. 

Segundo Jacques, o novo cometa deve passar a 435 milhões de quilômetros da terra no dia 10.10.15.


0 comentários:

Post a Comment