O veículo chinês de exploração lunar Yutu parou de funcionar oficialmente em 12 de fevereiro/2014


  • O veículo chinês de exploração lunar 'Coelho de Jade' parou de funcionar na superfície da Lua, informou no dia 12.2.14 a imprensa oficial chinesa, em um grande revés para o ambicioso programa espacial do país.

O primeiro veículo lunar do gigante asiático 'não pôde ser consertado para concluir sua missão', indicou a agência estatal China News Service em uma nota curta, depois que a missão enfrentou problemas mecânicos em janeiro/2014.


O 'Coelho de Jade', ou Yutu em chinês, foi enviado para a superfície da Lua em 15.12.13 e foi motivo de grande orgulho na China, o terceiro país a completar uma missão com veículo lunar, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.

O pouso foi um importante avanço para o ambicioso programa espacial administrado pelos militares chineses, que inclui planos para estabelecer uma estação orbital permanente em 2020 e, eventualmente, enviar um homem à Lua.

Segundo a agência de notícias Xinhua, o veículo prateado sofreu um 'defeito no controle mecânico' no fim de janeiro/2014, devido ao 'complicado ambiente da superfície lunar' e não voltou mais a funcionar desde então.

Relembre como foi o pouso na Lua e a saída do Yutu em solo lunar:




0 comentários:

Post a Comment